4 erros mais comuns na busca pela franquia ideal!

Vamos falar aqui de erros corriqueiros, que acontecem com interessados em comprar uma franquia e entrar para o mundo do empreendedorismo. Esses erros geralmente acontecem durante o processo de escolha da rede e o processo seletivo do interessado.

O primeiro erro mais comum é se preocupar com o número de franqueados que a rede possui. Muitos candidatos a franqueados se preocupam com a quantidade de unidades franqueadas das redes, levam esse número muito a sério, deixando de lado, por muitas vezes, excelentes modelos de negócio, nos quais esse mesmo candidato poderia se dar muito bem. Existem no mercado de franchising, muitas opções de redes excelentes, com um ótimo modelo de negócio e dedicadas ao suporte e treinamento de seus poucos franqueados. Mais importante que a quantidade é a qualidade da rede.

O segundo erro comum é a preocupação exagerada com o tempo de franchising que a rede pesquisada possui no mercado. É claro que o tempo de experiência no franchising é importante, porém, mais importante que isso é o tempo de mercado que a rede possui em seu segmento principal de atuação. Por exemplo, uma rede de franquias que acabou de ser criada e já entrou para o franchising, sem antes testar seu modelo de negócio. Isso, em minha modesta opinião, vai contra as premissas do sistema de franchising, onde o conceito principal é replicar um modelo de negócio testado e aprovado pelo mercado. Então, preocupe-se mais com o tempo de mercado da rede em seu segmento principal. Uma rede de agências de marketing digital, precisa ter experiência nesse segmento de mercado.

O terceiro erro é se preocupar com associações, prêmios e títulos da rede. Existem muitas redes grandes e consolidadas que não são associadas a ABF, por exemplo. Isso não reflete em seu desempenho ou seriedade no mercado. Prefiro validar o modelo conversando com alguns franqueados da rede, do que me preocupar com títulos ou prêmios.

O quarto e último erro é se preocupar com a saúde financeira da Franqueadora. O sucesso da rede se reflete imediatamente no sucesso de seus franqueados. Logo, se os franqueados estão contentes e faturando, com certeza a franqueadora também estará.

Deixo claro aqui que todo conteúdo aqui relatado, reflete apenas minha opinião de mais de 20 anos no mercado de franchising.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *